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7 Estratégias para obter uma Equipa de Sucesso

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Como é a sua equipa de Sonho? O que o desafia? O que necessita para a fazer crescer? Como os motiva? E como os pode ajudar a aumentar a produtividade e rentabilidade? Estas e outras questões assolam constantemente a mente dos lideres das empresas do ramo imobiliário. 

Desafio de empresários para empresários. Gerir uma equipa de empresários, de forma diligente, desenvolvê-los e fazer crescer o seu negócio e o deles é o lema de todos os gestores de equipas e empresas neste setor de atividade.

O gestor tem como missão liderar a sua equipa ajustando os valores e a visão da empresa às necessidades do mercado. Ter flexibilidade para a mudança, capacidade de adaptação e resiliência, desenvolver criatividade e inovação nas abordagens quer sejam internas como externas, antecipar tendências e administrar riscos, estimular desenvolvimento individuais e de equipa são características e competências que o gestor de equipas deve possuir e potenciar.

Podemos identificar os KPI´S da gestão de Equipas como os indicadores de performance dessa mesma gestão, as chaves de sucesso para uma gestão eficaz. 
Convido-vos a descobrir as 7 estratégias como exemplos de áreas de foco e compromisso no desenvolvimento dentro de uma empresa que lhe permitem crescer e ultrapassar os seus objectivos. 

#1: Recrutar a equipa certa
Quando queremos uma equipa de sonho temos que a imaginar com todas as suas características pessoais e profissionais para podermos delinear a estratégia de sucesso para essas mesmas pessoas. Quem são? Como são? O que fazem agora? O que lhes falta? O que já possuem? O que procuram? A minha empresa é suficientemente atrativa para elas? O que posso melhorar? O que devo realçar? Estou a recrutar em necessidade ou com planeamento? Quantos vou recrutar? Com que estratégia?
Se conseguir responder a estas questões terá de certeza um perfil traçado, soft e hard skills definidas, locais identificados onde procurar estas pessoas, reuniões e pontos de arranque para criar relação pensados e preparados. Terá certamente um plano de ação ajustado às necessidades da sua empresa e da sua equipa atual. Sabe quantos agentes necessita para fazer face ao seu Business Plan, e sabe também quantas agentes com experiência e sem experiência é que necessita. Perspectiva em quanto tempo é que vão faturar e em que medida pode desafiá-los a crescer.  Equipas grandes, com estruturas de apoio ajustadas, ou equipas mais pequenas são desafios completamente distintos. Prepare-se para criar a sua “Dream Team” ajustada às premissas ao plano de expansão para a sua empresa e para o seu negócio.

#2: Integrar da forma ajustada
Para quem chega a uma nova equipa e, por vezes, a um novo setor de atividade, tudo é estranho, tudo carece de análise e observação.
Os processos de integração de um agente numa equipa são a continuidade do processo de recrutamento. Enquanto não sentir o ambiente da sua empresa, aguardando conhecer todas as técnicas, truques e dicas para ter sucesso rápido e eficaz, perspetivando o acolhimento do staff e da equipa existente, o novo elemento não estará “aculturado”. O processo de integração de novos elementos numa equipa deverá ser planeado, informado e otimizado, num misto de técnicas e procedimentos teóricos e práticos de modo a permitir a aprendizagem de forma clara, consistente e duradoura. Num período de 60 a 90 dias deverá cumprir um plano de ação, monotorizar, corrigir os respetivos desvios e conduzir o agente a um estádio de Know-How que lhe permita desenvolver a sua atividade imobiliária de modo a torná-la rentável e sustentável o mais rápido possível.
Importante recordar que estamos a trabalhar com empresários que vão desenvolver a sua empresa em alinhamento e parceria com a vossa. A formação, a ajuda, o enquadramento, a definição dos principais KPI´S do seu negócio serão sempre da sua responsabilidade.  Só assim a sua estratégia de integração é de Sucesso.

#3: Motivar a uma equipa comprometida
Muito se fala de motivação, muitas vezes se requisitam profissionais externos à empresa para fazer ações de motivação de equipas, doses extra de energia e motivação, a verdade é que esta motivação tem que ser criada e vir de dentro e depois ser reforçada. Quais são os fatores motivacionais da sua equipa? E individualmente? Cada um dos elementos da sua equipa? O que é que o motiva? E como é que a sua empresa ou você como líder esta a responder a esses desafios? Motivar criando condições de crescimento pessoal e profissional,  ajudando a aumentar produtividade e melhorar rentabilidade num ambiente seguro, de espírito de equipa onde é bom trabalhar, é a melhor proposta de valor que pode apresentar e desenvolver com a sua equipa.

#4: Comunicar com eficácia 
Como comunicar assertivamente com a sua equipa? Qual a quantidade e qualidade das reuniões que proporciona? São  facilitadoras ou limitadoras? Têm uma linha de comunicação clara, efectiva, com objetivos e planos de execução? Ou simplesmente ocorrem ao sabor do momento… Comunicar é uma arte a desenvolver de modo a permitir que a equipa tenha acesso ao que pretende deles, como pretende, os do´s e dont´s da relação. Se essa mesma comunicação acontecer assim, então o retorno em envolvimento, em dedicação, em vestir a camisola e em resultados é muito superior. Hoje muito se fala de coaching e de PNL recuperados os conceitos principais e aplicados à comunicação individual e de equipa permitem uma nova abordagem. A abordagem relacional, preocupada em encontrar caminhos de desenvolvimento paralelos que fazem com que a sua equipa esteja muito mais integrada e produtiva, que eles cresçam individualmente e como equipa. Reuniões individuais e de equipa, frequentes, com a comunicação certa de motivação, métricas e plano de ação permitem uma eficácia superior na obtenção de resultados.

#5: Medir para atingir a rota certa
Eterno desafio no ramo imobiliário, a existência de dados suficientemente coerentes e em quantidade que permitam a análise de métricas, o encontrar os rácios certos para melhorar performance. A  Equipa comercial que não sente benefício imediato não disponibiliza informação nas plataformas informáticas. Sem essa informação, o gestor navega à deriva, sem um rumo planeado, sem expectativas de um caminho certo e de resultados expectáveis. Motivar e desafiar a equipa com os benefícios que pode colher do carregamento de informação e respectiva análise, assegurar que o fazem, proporcionar a análise de informação e ajudar a realinhar rotas, reajustando planos de ação é o caminho certo para aumentar produtividade e rentabilidade. E, sempre que aumentam resultados, aumenta a motivação! 

#6: Reter a equipa certa
Quantas vezes já se perguntou porque deixou de contar com determinada pessoa na sua equipa, quando aparentemente estava tudo bem? Tem a noção dos seus rácios de retenção? O que pode melhorar? Como reajustar um plano de ação? Uma equipa só fica consigo incondicionalmente quando sente que na sua empresa e consigo consegue ter as respostas para as suas necessidades motivacionais. Se pegar na pirâmide de Maslow e identificar que necessidades tem a sua equipa, para reter essa mesma equipa só tem de estar atento à adequação e alinhamento das mesmas. Equipa que veste a camisola, que o segue incondicionalmente constrói-se de forma consistente e duradoura. 

#7: Liderar a equipa certa
Implementar as estratégias anteriores vão conduzi-lo a uma liderança de sucesso.Liderar é o verdadeiro desafio de qualquer dono de negócio, responsável de equipa em qualquer que seja a função. Que estilo de liderança tem? Que pontos fortes e que pontos a potenciar deve ter em conta? Com que líder se identifica? Como é que ele é?  Liderar pelo exemplo, implementar todas as formas anteriores de recrutar, integrar e conduzir uma equipa levam-no a outro patamar de desenvolvimento do seu negócio. As equipas seguem o seu líder. São o reflexo da sua liderança. Quando algo não lhe agrada na sua equipa pare para analisar o que é que pode estar a levar a equipa a reagir dessa forma e o que é que pode mudar? Neste novo ano desafiamos a usar estas 7 estratégias integradas no seu Business Plan. Passar o patamar do desafio de gerir e liderar equipas com sucesso.


Marina Ferreira
💡 + de 20 mil horas de consultoria
💼 + de 20 anos no mercado imobiliário
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🌿 Apaixonada pelas pessoas e pela vida

 
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